Veja três mitos do marketing digital que as pessoas ainda acreditam
Mito #1. O marketing “X” está morto.
Tenho certeza de que você já viu títulos de clickbait que dizem algo como: Extra, extra! Li tudo sobre isso!
- SEO está morto
- O e-mail marketing está morto
Pare de escrever esses obituários. Nada morreu.
É apenas diferente. E quando digo que nada morreu, estou falando de marketing digital, não de estratégias de marketing tradicionais como publicidade em TV ou rádio. Pense em quanto a Internet mudou em questão de 20 anos. No início dos anos 2000, o Pew Research Center informou que pouco mais de 50% dos adultos nos EUA usavam a Internet.
Em 2021, esse número cresceu para 93%. Eu até me lembro de uma época quando o Wi-Fi era um luxo doméstico, não uma necessidade. Mais pessoas usando a Internet significa que mais empresas estão adicionando o marketing digital às suas estratégias de crescimento. Como resultado, há muita concorrência para atingir seu público-alvo com marketing. E as plataformas que usamos para comercializar nossos negócios ficaram mais inteligentes e se adaptaram continuamente a seus ambientes digitais. Por exemplo, o Google melhorou exponencialmente na detecção de sites com spam e táticas de marketing desde o início dos anos 2000.
Isso significa que seu SEO requer mais esforço e mais planejamento. Na verdade, todas as suas campanhas de marketing digital exigem esforço e planejamento para serem bem-sucedidas. Certamente é possível que uma postagem aleatória de mídia social se torne viral , mas não é muito provável. Qualquer um que diga que o marketing “X” está morto provavelmente não está fazendo isso direito.
Mito #2. Você precisa de habilidades técnicas para fazer marketing digital
Ok, ser capaz de ler, escrever e editar código ajuda você com seus esforços de marketing digital. Mas você ainda pode fazer muito sem esse conhecimento. Aposto que a maioria das pessoas que usam mídias sociais não sabe programar. E existem muitos criadores de sites e ferramentas para ajudá-lo a adicionar conteúdo ao seu site de maneira rápida e fácil. Quer criar vídeos?
Use o telefone que está no seu bolso 24 horas por dia, 7 dias por semana e faça o upload para o YouTube. Marketing de email? Escolha entre o grande número de ferramentas de gerenciamento de e-mail para criar e enviar newsletters. Tudo o que você realmente precisa para começar a comercializar seus negócios on-line são algumas habilidades de escrita e criatividade.
Você pode construir a partir daí.
Mito #3. SEO é um esforço único
Você não pode fazer SEO uma vez e encerrar o dia. Fizemos vários vídeos onde falamos que SEO é uma estratégia de marketing em andamento . E não estamos brincando. Os mecanismos de pesquisa mudam constantemente . Seus concorrentes estão sempre atualizando seus sites. Uma página que está no topo dos resultados da pesquisa pode ser facilmente derrubada por outra página bem otimizada. Se você não estiver prestando atenção, perderá todo o ímpeto que construiu desde o SEO inicial e verá seus resultados irem pelo ralo. Conheça a chácara a venda no interior de São Paulo SP.