O papel do gerente de produto em cada estágio do ciclo de vida do produto

Neste guia, definiremos os cinco estágios do ciclo de vida do produto (desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade, declínio) e exploraremos o papel do gerente de produto em cada estágio.

Qual é o ciclo de vida do produto?

O ciclo de vida do produto refere-se aos estágios pelos quais um produto passa desde o momento em que é apresentado aos usuários até quando é retirado do mercado.

  1. Ideação
  2. Desenvolvimento
  3. Teste
  4. Liberar

Seguindo o ciclo de desenvolvimento do produto, o produto é introduzido no mercado, então (idealmente) passa por um período de crescimento antes de atingir a maturidade e, eventualmente, declinar de destaque no mercado.

Qual é o papel do gerente de produto em cada estágio do ciclo de vida do produto?

O gerente de produto desempenha um papel importante em todo o ciclo de vida do produto. Cada estágio requer um conjunto de habilidades e mentalidade diferentes para levar a equipe ao sucesso e orientar o produto na direção certa.

Desenvolvimento

O processo de desenvolvimento de um novo produto consiste em muitas etapas, desde a geração de ideias até a prototipagem, construção e teste, até o lançamento do produto.

Ao longo desses estágios, o gerente de produto atua como a voz do cliente, realiza pesquisas de mercado e pesquisas, entende os pontos problemáticos do usuário e determina soluções para abordá-los.

Nesta fase, o objetivo é construir o produto certo para atrair os primeiros adotantes. Em cada estágio do processo de desenvolvimento do produto, os gerentes de produto garantem que as decisões da equipe girem em torno dos pontos problemáticos do cliente.

4 etapas do desenvolvimento do produto

Vamos detalhar ainda mais o estágio de desenvolvimento do produto e explorar o papel de um gerente de produto em cada etapa:

  1. Geração e triagem de ideias — Os gerentes de produto fazem um brainstorming com a equipe para avaliar várias soluções que o produto pode oferecer para resolver os pontos problemáticos do usuário. É o trabalho do PM pesquisar todas as ideias disponíveis e, em seguida, finalizar quais recursos devem ser construídos
  2. Design e descoberta — O gerente de produto define as personas do usuário, realiza pesquisas de mercado e analisa os produtos concorrentes. Eles trabalham com designers para definir a jornada do usuário e como criar uma experiência de usuário de alto nível
  3. Desenvolvimento e teste — Uma vez que a equipe tenha determinado quais recursos construir, o gerente de produto trabalha com a equipe de desenvolvimento para ajudá-los a entender os recursos em detalhes e esclarecer quaisquer dúvidas. O PM também trabalha com a equipe de QA para garantir que o recurso implementado esteja entregando valor ao usuário
  4. Lançamento do produto — Com a ajuda do gerente de marketing do produto, o PM se esforça para criar um burburinho no mercado antes.

Métricas para monitorar o pré-lançamento

É difícil medir o desempenho durante esse estágio porque o produto ainda está em desenvolvimento. No entanto, o gerente de produto pode conduzir grupos de foco ou pesquisas para obter mais informações sobre os pontos problemáticos do usuário e validar suas suposições.

Engajamento nas redes sociais

Durante a fase de pré-lançamento, a equipe de marketing frequentemente tentava gerar buzz nas mídias sociais para atrair os primeiros usuários. A taxa de engajamento pode ajudá-lo a rastrear o interesse contínuo dos usuários em seu produto.

Desenvolvimento de produtos

Acompanhar o progresso dos recursos e se eles estão sendo adaptados às necessidades do usuário é uma responsabilidade fundamental do gerente de produto.

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