Veja cinco recomendações para tornar seus projetos uma realidade
Torne as interações do usuário o mais simples possível
Menos cliques significam menos atrito, o que significa melhor fluxo de usuários.
Mas não deixe que o mito dos 3 cliques restrinja suas decisões de design profissional.
Você poderia, teoricamente, criar um site com todas as suas páginas acessíveis em um clique na página inicial do site, mas isso aumentaria negativamente a tensão cognitiva que os usuários experimentarão ao navegar no site, porque eles precisariam filtrar uma tonelada de informações ao mesmo tempo uma vez.
É mais importante considerar a produtividade de cada interação. Uma interação deve fazer com que o usuário sinta que está se aproximando da realização de suas tarefas e objetivos. É excelente se isso acontecer em três cliques, mas se você precisar de mais interação com o usuário, deve escolher a melhor opção.
Em nosso e-book, Web UI Patterns 2014 , abordamos o fluxo de usuários de reservas de passagens aéreas da Virgin America. A tarefa de reservar um voo não poderia ser concluída de maneira ideal em três cliques ou menos; levou cerca de nove passos.
No entanto, apesar de quebrar a regra de três cliques, o fluxo do usuário de reservar um bilhete ainda era simples e agradável.
Não negligencie as animações
Embora as animações e transições possam ser simplificadas em um protótipo funcional ou completamente ausentes em um protótipo de papel ou de baixa fidelidade, o importante é que pensemos sobre elas no início do processo.
Saber onde e como as animações serão implementadas nos ajudará a criar uma experiência de usuário mais unificada.
As interações animadas podem fazer com que seu protótipo pareça mais com o produto final, e isso pode ser benéfico durante o teste do usuário, portanto, não é uma má ideia prototipá-los se você tiver tempo e recursos.
Esboçar: o protótipo para o protótipo
Assim como o protótipo é uma versão destilada do produto final, um esboço é uma versão destilada do protótipo.
O processo geralmente varia de acordo com as necessidades, recursos e limitações do projeto.
Algumas pessoas pulam completamente wireframes e maquetes, pulando direto para a prototipagem. Outros preferem construir wireframes primeiro e depois mergulhar direto no código.
Não importa qual método você use, começar com um rascunho é uma maneira rápida e barata de ajudar a organizar seus conceitos, ideias e pensamentos. Esboçar pode transformar ideias abstratas que estão flutuando em sua cabeça em algo um pouco mais concreto.
Se você tem dúvidas sobre sua habilidade de desenho, não tenha!
Como você pode ver na imagem abaixo, não se trata de ficar bonita. O objetivo é organizar e explorar seus pensamentos, conceitos e criar uma estrutura básica.
Não deixe que o código retenha seus protótipos
Se você é puramente um designer, código pode não ser seu forte. Nos dias de hoje, com tantas ferramentas e opções à sua disposição, seu nível de conhecimento de codificação não deve desencorajá-lo a criar protótipos.
Embora um protótipo funcional tenha seus benefícios, não é um requisito estrito.
Existem muitas opções de prototipagem: prototipagem em papel, o método Wizard of Oz, usando Keynote/PowerPoint, bem como ferramentas especializadas de prototipagem que possuem interfaces gráficas de usuário.
Um protótipo de baixa fidelidade pode permitir que você saia com pouca ou nenhuma codificação. Um protótipo em papel não requer nenhum código e pode ser uma maneira fácil de expressar suas ideias de maneira rápida e clara para sua equipe. Além disso, ferramentas como InVision, Axure e nosso aplicativo permitem que você crie protótipos de alta fidelidade sem código.
Teste seus protótipos com usuários reais
Testar seus protótipos permite que você descubra problemas antecipadamente.
Use personas e cenários de usuário para mantê-lo no caminho certo enquanto cria o protótipo e, em seguida, valide suas suposições com testes moderados pessoalmente ou testes de usabilidade online acessíveis por meio de UserTesting, USERcycle etc.
Comece com um protótipo de baixa fidelidade, pois deixa os usuários mais à vontade para dar feedback honesto e, em seguida, repita e teste suas interações e animações com um protótipo de alta fidelidade.
Se você só tiver orçamento ou tempo para uma rodada de testes, sugerimos a criação de um protótipo de fidelidade média.
Eles ainda parecem trabalhos em andamento (o que incentiva comentários honestos) e você ainda poderá testar os principais componentes, como interações, fluxos de usuários e conteúdo do site.
Entre cada etapa de prototipagem, sempre fazemos testes rápidos de usabilidade. Aqui estão algumas dicas que ajudaram nossa equipe ao longo dos anos.
Teste antes de construir
Ao executar a classificação de cartões e o teste de árvore, você pode realmente testar a eficácia de sua arquitetura de informações (IA) antes de se aprofundar no protótipo.
A classificação de cartões ajuda você a ver como os usuários criam seus próprios esquemas de navegação. Os testes de árvore permitem que você veja a eficácia de seus conceitos atuais de IA enquanto os usuários realizam as tarefas principais.
Não use Lorem Ipsum
O texto do espaço reservado é perturbador, confuso e carece de significado.
O conteúdo real simulará melhor seu produto final.
Use imagens e ícones reais sempre que possível
Também não recomendamos imagens e ícones de espaço reservado para testes de usabilidade. Suas imagens e ícones não precisam ser polidos, mas os usuários devem ser capazes de perceber suas formas gerais.
Se necessário, use pelo menos conteúdo de espaço reservado realista
Em alguns casos, você pode usar o conteúdo de espaço reservado, desde que ele represente efetivamente o conteúdo final.