Como medir o sucesso do marketing digital com essas métricas
Pronto para medir o sucesso do marketing digital?
Aqui estão algumas métricas-chave que você deseja monitorar para ver se obtém sucesso com suas campanhas:
1. Tráfego por origem
Se você quer saber como medir o sucesso do marketing digital, comece monitorando seu tráfego por origem. Você pode encontrar essa métrica no Google Analytics acessando:
Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia
Essa métrica é fundamental para monitorar porque indica onde você obtém seu tráfego. O Google Analytics informará de onde vem o tráfego, incluindo lugares como:
- Direto
- Pesquisa paga
- Exibição
- Afiliados
- Outro
Essa métrica ajuda você a ver informações críticas sobre o desempenho da campanha de marketing.
Você pode ver quais canais geram mais tráfego e os leads mais qualificados para sua empresa, o que pode ajudá-lo a tomar decisões mais acionáveis sobre seu marketing. Por exemplo, depois de analisar seu tráfego por origem, você pode descobrir que está obtendo muitas conversões de seus anúncios de pagamento por clique (PPC) . Como resultado, você opta por dobrar e alocar mais recursos ao PPC para aumentar as conversões .
2. Visitantes recorrentes
Ao medir o sucesso do marketing, certifique-se de acompanhar seus visitantes recorrentes. Visitantes recorrentes são pessoas que voltam ao seu site depois de visitá-lo pela primeira vez. Você pode rastrear visitantes recorrentes no Google Analytics acessando:
Público-alvo > Comportamento > Novo x recorrente
Aqui você pode comparar quantos novos visitantes você tem com seus visitantes recorrentes. Essa métrica é um excelente indicador da experiência do usuário que você oferece. Ao fornecer uma experiência de usuário relevante e positiva, é provável que você tenha uma taxa mais alta de usuários recorrentes.
Essa métrica pode indicar que:
- Você fornece um site funcional que os usuários gostam de navegar
- Você cria campanhas de marketing relevantes para seu público
Os visitantes recorrentes são essenciais para ajudar você a gerar receita para sua empresa. Ao acompanhar essa métrica, você pode ver se suas campanhas de marketing digital direcionam com sucesso as pessoas de volta ao seu site para saber mais sobre sua empresa e converter.
3. Duração média da sessão
Se você quiser saber como medir o sucesso do marketing digital, certifique-se de monitorar a duração média da sua sessão. A duração média da sessão indica a quantidade típica de tempo que os visitantes passam em seu site quando visitam. Para acompanhar a duração média da sessão para seus canais de marketing, acesse o seguinte no Google Analytics:
Aquisição > Todo o tráfego > Canais
Aqui você pode ver a duração média da sessão para cada canal, desde a pesquisa paga até a direta.
Geralmente, você deseja ter uma duração média de sessão mais alta porque indica que os visitantes estão gastando tempo em seu site para conhecer sua empresa e seus produtos ou serviços. Quando os usuários passam mais tempo em seu site, é mais provável que eles convertam. Além disso, se você clicar em canais individuais e visualizar cada campanha, poderá ver quais campanhas mantêm os usuários envolvidos por mais tempo.
Você pode analisar essas campanhas para descobrir por que os usuários passam mais tempo nessas páginas e usar seus resultados para inspirar outras campanhas.
4. Taxa de saída
Ao medir os resultados no marketing, certifique-se de incluir a taxa de saída como uma de suas métricas de marketing digital. Sua taxa de saída mostra a frequência com que os visitantes saem de uma página depois de visualizar qualquer número de páginas em seu site. Você pode encontrar a taxa de saída no Google Analytics acessando:
Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas
Então, como a taxa de saída indica sucesso com o marketing digital?
Bem, a taxa de saída pode mostrar onde você não tem sucesso com o marketing digital. Se você tiver páginas com uma taxa de saída anormalmente alta, é uma indicação de que algo não está funcionando com essa página ou campanha. Por exemplo, digamos que você veja suas páginas e perceba que uma página de produto tem uma taxa de saída anormalmente alta.
Isso pode indicar que faltam informações, o botão “adicionar ao carrinho” está quebrado ou algo semelhante que está causando uma experiência negativa do usuário. Tenha em mente, algumas páginas naturalmente têm uma alta taxa de saída. Se você tem uma página com envio de formulário, por exemplo, é provável que tenha uma alta taxa de saída porque as pessoas preenchem o formulário e vão embora. Portanto, certifique-se de considerar o contexto da sua página antes de tentar otimizá-la para melhorar.